topo
Cantor maranhense Cláudio Pinheiro morre em São Luís Cantor maranhense Cláudio Pinheiro morre em São Luís
Músico, que tinha 67 anos, morreu neste domingo (24). Corpo do cantor está sendo velado na Pax União e o enterro está previsto para ocorrer às 16h deste domingo, no Cemitério Parque da Saudade, na capital.
Por Werbete | 24/03/2024 - 17h23
Compartilhar no Whatsap

O cantor maranhense Cláudio Pinheiro morreu neste domingo (24) em São Luís, vítima de um câncer. O artista, que tinha 67 anos, ficou conhecido por possuir uma das vozes mais proeminentes da música popular maranhense.

O músico, que nasceu na cidade de Araioses, a 409 km da capital, fundamentou sua trajetória em extensa pesquisa das manifestações culturais do Maranhão, dando destaque a ritmos como o bumba-meu-boi, o tambor de crioula, quadrilha, entre outros. Seu primeiro disco foi lançado em 1993 e na época foi indicado para o Prêmio Sharp na categoria "Revelação Nacional".

O corpo do cantor Cláudio Pinheiro está sendo velado na Pax União, situada no Centro de São Luís. O enterro está previsto para ocorrer às 16h deste domingo, no Cemitério Parque da Saudade, no bairro Vinhais, na capital.

 

Repercussão

 

Após a confirmação do falecimento do músico neste domingo, órgãos, grupo cultural e personalidades manifestaram pesar sobre o ocorrido. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Cultura de São Luís, lamentou a morte de Cláudio Pinheiro e acrescentou que ele será sempre lembrado pela estima que tinha pela capital maranhense.

Leia a íntegra da nota

"É com bastante pesar que recebemos a notícia do falecimento do cantor Cláudio Pinheiro. Irreparável perda para a cultura maranhense, sua voz potente sempre será lembrada com muito carinho pela cidade de São Luís."

A deputada federal (MDB) e ex-governadora do estado do Maranhão, Roseana Sarney, publicou em suas redes sociais que está muito abalada com a morte do músico. Ela disse ainda que tinha um grande respeito, admiração e carinho por Cláudio Pinheiro (veja a nota abaixo).

“Muito abalada neste domingo com a morte de Cláudio Pinheiro, que dedicou sua vida, seu talento e sua inteligência à cultura do Maranhão. Sensível e espirituoso, tinha por ele respeito, admiração e um carinho enorme por tudo que ele representava para seus amigos e admiradores. A todos os seus familiares, minha solidariedade e o meu conforto."

A cantora maranhense Rosa Reis também usou as suas redes sociais e em um texto publicado relembrou o tempo em que ela e o músico, ainda na adolescência, eram vizinhos em São Luís. Ela agradeceu pelos trabalhos que os dois realizaram juntos no palco (veja abaixo).

“Perdi um grande amigo e admirador do meu trabalho. Meu vizinho de adolescência no bairro da Alemanha. Muitas histórias juntos, muito aprendizado e alegrias vividas. Sua contribuição a cultura do Maranhão não tem tamanho. Sua voz ecoa nos meus ouvidos, linda, bela, sem igual. Nossos momentos no palco serão eternos. Aqui uma recordação do nosso último trabalho junto, estava tão feliz, cheio de ideias e sonhos. E eu torcendo pra que voltasse a soltar a sua voz nos palcos. Siga na luz grande companheiro e que seja recebido com festa e muita alegria como você sempre foi. Obrigado meu grande irmão. Aplausos."

O secretário de Estado da Comunicação do Maranhão, Sérgio Macêdo, em entrevista à rádio Mirante AM afirmou que a morte de Cláudio Pinheiro significa uma grande perda para a cultura do estado e pontuou que o artista era uma figura que representava o folclore do Maranhão (leia abaixo).

“É uma grande perda para a cultura maranhense. Era um dos caras mais queridos e mais representativos do nosso folclore. É de se lamentar muito."

A Companhia Barrica, grupo de dança do qual Cláudio Pinheiro integrou a primeira formação do Boizinho Barrica, também manifestou os seus sentimentos. A Companhia Barrica enalteceu o cantor e o citou em breves linhas como "uma majestosa estrela da cultura maranhense" (confira a nota abaixo).

"Está em Luz Divina o nosso irmão de arte Cláudio Pinheiro. Uma majestosa estrela da cultura maranhense e em especial do nosso amor Barrica. Paz e Vida ao nosso querido e amado amigo!"

Fonte: G1