topo
Chuvas provocam transtornos na Grande São Luís e MA chega a 19 cidades em situação de emergência Chuvas provocam transtornos na Grande São Luís e MA chega a 19 cidades em situação de emergência
Segundo a Defesa Civil, são 810 famílias alojadas em abrigos e 2.297 desalojadas em todo o estado.
Por Werbete | 13/04/2024 - 22h01
Compartilhar no Whatsap

O Maranhão chegou a 19 cidades que decretaram situação de emergência por causas das fortes chuvas que causam o aumento do nível de rios, além de alagamentos, enchentes e destruição de estradas.

Segundo a Defesa Civil, Cachoeira Grande e Barra do Corda são duas novas cidades que entraram lista. Em todo estado, são 810 famílias alojadas em abrigos e 2.297 desalojadas.

A região de Caxias é uma das mais afetadas. Por lá, o nível do rio Itapecuru está em pouco 5,09 metros acima do normal, afetando também outras noves cidades na região, já que a bacia do rio Itapecuru tem 52.972km², o que corresponde a cerca de 16% de todo o território maranhense.

19 cidades estão em situação de emergência por causa das chuvas no Maranhão

Quando o rio Itapecuru transborda, técnicos e agentes orientam os ribeirinhos a deixarem as casas. O trabalho é feito com a ajuda de informações do Serviço Geológico Brasileiro, que prevê a elevação a intensidade da chuva e também a elevação do rio.

Neste sábado (13), a forte chuva que caiu na Grande São Luís provocou alagamentos em várias regiões, como no Maiobão e Cidade Operária. Na Estrada de Ribamar, um trecho próximo ao rio Paciência foi tomado por água, o que travou o trânsito no início da tarde.

Na capital, há ainda mais de 70 áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil Municipal, como no bairro Salinas do Sacavém, que sofre com o risco de deslizamentos, alagamentos e desmoronamentos.

Para este fim de semana, ainda há risco. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o todo o estado. Os avisos se entendem até as 10h deste domingo (14).

⚠️ Alerta amarelo indica perigo potencial de chuvas intensas: Compreende as regiões do Leste, Sul, Oeste, Centro e Norte maranhense. Nessas áreas, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, durante as chuvas, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

 

Orientações

 

A Defesa Civil do Maranhão orienta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.

A Defesa Civil alerta, também, que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias. Além disso, a Defesa Civil recomenda que:

➡️ Avise aos seus vizinhos sobre o perigo e, se possível, convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;
➡️ Se precisar retirar algo da sua casa após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros;
➡️ Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido;
➡️ Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, devido o risco de choque elétrico ou curto-circuito

Fonte: g1