topo
85% dos municípios do Maranhão vão receber obras do Novo PAC Seleções 85% dos municípios do Maranhão vão receber obras do Novo PAC Seleções
Serão executados 426 obras em 185 municípios maranhenses em eixos de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.
Por Werbete | 07/03/2024 - 21h59
Compartilhar no Whatsap

Cerca de 85% dos municípios do Maranhão vão receber obras, equipamentos ou projetos do Governo Federal por meio do Novo PAC Seleções. O sorteio de 16 das 27 modalidades do programa foi realizado nesta quinta-feira (7).

Ao todo, serão executados 426 obras em 185 municípios maranhenses em eixos de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. De acordo com o Governo Federal, 6,2 milhões de maranhenses, o que corresponde a 93% da população, devem ser beneficiados com as ações.

 

Na Saúde, as obras serão executadas pelo Ministério da Saúde, na Educação pelo Ministério da Educação e no eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva pelos ministérios da Cultura e do Esporte.

 

Entre os três eixos, a área que compreende Educação e Ciência e Tecnologia são as que vão receber mais investimentos no Maranhão. Ao todo, 224 obras, equipamentos e projetos vão ser executados nos municípios. Em seguida, aparece Saúde com 164 obras, em seguida, Infraestrutura Social e Inclusiva, com 38 empreendimentos.

 

Obras em municípios

No eixo da Educação, a seleção prevê a construção de 52 escolas em tempo integral, 75 creches e escolas de Educação Infantil e a entrega de 95 novos ônibus do transporte escolar.

Dentre as cidades que serão beneficiadas com a construção de creches, escolas em Tempo integral e de Educação Infantil estão Alcântara, Balsas, Cajapió, Cajari, Caxias, Codó, Imperatriz, Loreto, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Morros, Paço do Lumiar, Raposa e Timon.

Em Infraestrutura, estão previstos a entrega de projetos de Patrimônio Histórico e de espaços esportivos comunitários. Dentre eles, está previsto a execução do restauro do Conjunto Urbano da rua da Amargura para a criação do Museu do Percurso em Alcântara (MA) e o restauro do Centro Cultural Odylo Costa Filho, do Museu Casa de Nhozinho e do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, em São Luís (MA).

 

Segundo o Governo Federal, na área da Saúde, devem ser construídas 55 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 50 municípios maranhenses, três Policlínicas nas cidades de Balsas, Chapadinha e São Luís, duas Maternidades em Bacabal e em São Luís.

 

Também estão previstos a construção de Centros de Parto Normal, de Atenção Psicossocial (CAPS), a entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e de 27 novas ambulâncias Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

 

Fonte: G1