topo
Pacientes reclamam de falta de remédio em hospital psiquiátrico em São Luís Pacientes reclamam de falta de remédio em hospital psiquiátrico em São Luís
Medicamentos, tais como clonazepam, estão em falta desde novembro do ano passado.
Por Werbete | 11/03/2024 - 21h10
Compartilhar no Whatsap

Pacientes do Hospital Nina Rodrigues em São Luís relatam falta de medicamento para tratamento psiquiátrico. Segundo eles, os remédios estão em falta desde novembro do ano passado.

Remédios, como clonazepam, um ansiolítico usado para tratar convulsões, transtorno do pânico e transtornos de ansiedade, estão em falta na unidade de tratamento. Quem necessita destes medicamentos para continuar com o procedimento médico, acabam se prejudicando.

Mesmo apresentando o laudo médico emitido pelo próprio hospital, que comprova a necessidade das medicações, os pacientes denunciam que não conseguem fazer a retirada dos medicamentos na farmácia porque não há nada no estoque.

Este é o caso da paciente Zuleide Pires. Ela, que faz tratamento no hospital e recebe medicamentos por ele, conta que há 17 anos faz uso do remédio para dormir e ter uma vida mais sociável.

“Eu só durmo com esse remédio e não tem remédio. Quando nós chegamos na farmácia, eles falam que não tem, que a gente tem que se rebolar, mas rebolar como? Eu não vou roubar. Eu entro em crise, eu me isolo, eu começo a chorar e não quero saber de ninguém”, disse a paciente.

Como alternativa para não ficar sem o tratamento, outros pacientes têm que gastar do próprio dinheiro para comprar as medicações. Charlene Anchieta, que depende do sistema público de saúde, tem visto a diferença nas contas de casa com a compra dos remédios.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alegou que os medicamentos que estavam em falta já foram comprados, e o prazo de chegada é de até sete dias.

Fonte: G1