topo
Vândalos arrombam Centro Odylo Costa Filho em São Luís; este é o segundo caso em 10 dias Vândalos arrombam Centro Odylo Costa Filho em São Luís; este é o segundo caso em 10 dias
Espaço foi alvo de vandalismo na tarde de quarta-feira (10), no Centro Histórico de São Luís. Há anos, o local também vem sofrendo com a falta de abandono e manutenção.
Por Werbete | 11/04/2024 - 21h44
Compartilhar no Whatsap

O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, localizado no Centro Histórico de São Luís, foi alvo de um arrombamento na tarde de quarta-feira (10). O local foi saqueado por grupo de vândalos, em plena luz do dia.

Este é o segundo caso de arrombamento registrado no local nos últimos 10 dias. Imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram o rastro de destruição deixado por vândalos. A falta de vigilância do local também favoreceu a ação criminosa.

O espaço que é considerado fundamental para a cultura maranhense, tem sofrido com o abandono e a falta de manutenção. O que sobrou no local foram móveis velhos e abandonados, além de muita sujeira.

Inaugurado em 1980, o Centro de Criatividade é um importante instrumento cultural do Maranhão. O espaço é sede do Teatro Alcione Nazaré, da Escola de Dança Lilah Lisboa, da Biblioteca Ferreira Gullar, ainda conta com o Cine Praia Grande e com espaços para exposições.

Em nota, festivais e mostras de cinema do Maranhão se manifestaram sobre o abandono e a precariedade do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Eles cobram do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Cultura (SECMA) providências para a restauração do espaço.

Procurada pelo g1, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) informou que o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho contará com vigilância permanente a partir desta quinta-feira (11).

A secretaria afirmou ainda que, a partir desta quinta, será realizada a limpeza do espaço interno e a retirada do mobiliário e, até a sexta-feira (12) tapumes serão instalados nas entradas, portas e janelas, para impedir o acesso de vândalos ao local.

 
Fonte: g1