topo
Ex-candidato a vereador é preso por fraude em transferência de título eleitoral para manipulação de votos na Grande SL Ex-candidato a vereador é preso por fraude em transferência de título eleitoral para manipulação de votos na Grande SL
Segundo a Polícia Federal, suspeito é ex-candidato a vereador em São José de Ribamar.
Por Werbete | 17/04/2024 - 18h20
Compartilhar no Whatsap

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quarta-feira (17), um ex-candidato a vereador de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. A operação investiga um esquema de transferência fraudulenta de comprovante de residência, realizado por meio da apresentação de documentos falsos.

Segundo a PF, o ex-candidato a vereador, identificado como Valdeir Reis Pereira Seguins, conhecido na política como "Neguinho do Parque Jair", é o principal responsável por transferir os títulos de eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, por meio da apresentação dos documentos falsos. Suspeita-se que ele também seja o responsável pela falsificação dos documentos.

Na operação, foram identificados 16 eleitores que transferiram os seus títulos para São José de Ribamar com a ajuda de "Neguinho do Parque Jair", para uma possível manipulação dos votos.

As operações foram concentradas no município de Paço do Lumiar para garantir a regularidade no cadastro eleitoral, evitando crimes neste período, segundo a PF.

Neguinho do Parque Jair foi candidato a vereador em São José de Ribamar pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em 2020 e conseguiu 442 votos, porém, todos os votos foram anulados, porque ele teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

Neste ano, Neguinho do Parque Jair estava se preparando para disputar as eleições municipais pelo PDT.

 
Fonte: g1