topo
Alunos do IFMA levam seis troféus em Torneio Internacional de Robôs Alunos do IFMA levam seis troféus em Torneio Internacional de Robôs
Equipes dos campi Açailândia e São Luís – Monte Castelo tiveram que cumprir desafios e colocar em prática conhecimentos de programação e eletrônica.
Por Redação | 11/06/2018 - 14h16
Compartilhar no Whatsap

Estudantes de graduação e cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) conquistaram um total de seis troféus no Torneio Internacional de Robôs, realizado de 6 a 9 de junho no Centro Universitário ENIAC, em São Paulo. Participaram do evento as equipes dos campi Açailândia e São Luís – Monte Castelo, classificadas na etapa nacional do torneio, realizada em novembro de 2017 em São Luís.

Foi a primeira vez que os alunos participaram de uma competição internacional de robótica. O torneio é formado por vários desafios – dentro de cada um, há categorias com diferentes níveis de dificuldade. Na premiação, o Campus Açailândia levou primeiro e terceiro lugares em duas categorias do desafio “Viagem ao Centro da Terra” e segundo lugar no desafio “Resgate de alto nível”. Já o Campus Monte Castelo foi primeiro lugar no desafio “Resgate no Plano” e terceiro lugar nos desafios “Cabo de Guerra” e “Viagem ao Centro da Terra”.

Preparação

O aluno do segundo ano do curso técnico integrado em Automação Industrial do Campus Açailândia, Lucas Sena, destacou que a preparação para o torneio foi intensa. “Tivemos que usar mais o nosso tempo livre para pensar em uma nova estrutura e uma nova lógica para que o robô pudesse concluir o desafio proposto”, contou. O colega de curso Wemerson Silva também estava na equipe e diz que o grupo está sempre buscando se reinventar. “O primeiro objetivo é o aprendizado. Colocamos em prática todo o nosso conhecimento das aulas e descobertas das competições anteriores”, revela.

Segundo o acadêmico do curso de Sistemas de Informação do Campus Monte Castelo, Charles Belfort, a preparação de seu time consistiu em reuniões semanais no laboratório de Eletrônica para montar os robôs. “A gente já se reúne há mais ou menos dois anos para estudar robótica com alguns alunos de cursos técnicos.  Ano passado, decidimos dar um passo à frente e fazer inscrição na etapa regional do torneio. Acabamos sendo classificados até chegar à etapa internacional”, explicou.

O professor Brehme Dnapoli, orientador da delegação de Açailândia, diz que os resultados são significativos e lembra que esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 2015 no campus. “Mais do que troféus, os maiores ganhos que a robótica educacional proporciona a eles são o desenvolvimento de diversas habilidades, o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criticidade”, enfatizou.

Já um dos orientadores da delegação do Monte Castelo, o professor André Santos, destacou a superação dos estudantes. “Os alunos tiveram que estudar os erros e corrigi-los enquanto a competição acontecia. A experiência é muito boa. Eles colocam em prática conhecimentos de Programação e Eletrônica e tarefas que podem simular situações reais”, comentou.

As equipes do IFMA foram formadas por alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação e dos cursos técnicos em Automação Industrial, Eletromecânica e Informática.

Equipe do IFMA Campus Açailândia

www.maranhaoemfoco.com.br

Equipe Açaímov - Provas (Foto: divulgação)

 

Equipe do IFMA Campus Monte Castelo

www.maranhaoemfoco.com.br

(Foto: Divulgação)

 

Matéria: Portal IFMA