topo
Porto do Itaqui exporta primeira carga de aço maranhense Porto do Itaqui exporta primeira carga de aço maranhense
Ao todo, 12 mil toneladas de tarugos de aço serão exportadas para a Guatemala e já há previsão de mais 30 mil toneladas para a Nigéria.
Por Redação /F | 26/07/2019 - 20h07
Compartilhar no Whatsap

O Porto do Itaqui iniciou o embarque da primeira carga de tarugos de aço (barras utilizadas em usinas para laminação), o que significa mais um tipo de carga exportada pelo porto, que já inclui celulose, máquinas e equipamentos, vagões, dentre outros.

O primeiro embarque foi realizado nesta quinta-feira (25/07). Ao todo, segundo o Porto do Itaqui, 12 mil toneladas de tarugos de aço serão exportadas para a Guatemala. Os tarugos produzidos em Açailândia foram armazenados nos pátios aguardando a atracação do navio Lady Serra no berço 100. A previsão é que o embarque seja finalizado até segunda (29/07).

Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), esse embarque é "extremamente importante para o porto e para a economia do estado, pois se trata de aço produzido na região sul do Maranhão e embarcado diretamente do Itaqui para outros países".

De acordo com o Porto do Titaqui, já está prevista mais uma movimentação de 30 mil toneladas de tarugos de aço para a Nigéria. Dentre várias exportações, o porto já movimentou 4,8 milhões de toneladas de soja e 3,6 milhões de toneladas de granéis líquidos (combustíveis) no primeiro semestre de 2019.

Fonte: G1 MA — São Luís

Categorias:  

Economia
Maranhão