topo
25º Festival de Bois de Zabumba acontece neste sábado (27/07) 25º Festival de Bois de Zabumba acontece neste sábado (27/07)
O evento, que está na sua 25ª edição, terá a participação de diversos grupos de Bumba meu Boi, sotaque de zabumba, um dos mais antigos entre as manifestações da cultura popular maranhense.
Por Redação /F | 27/07/2019 - 16h48
Compartilhar no Whatsap

Um dos festejos mais tradicionais da cultura popular maranhense, o Festival de Bois de Zabumba será realizado neste sábado (27/07), com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Como todos os anos, o evento acontece na Avenida Newton Belo, no bairro do Monte Castelo em São Luís, a partir das 20h.

O evento, que está na sua 25ª edição, terá a participação de diversos grupos de Bumba meu Boi, sotaque de zabumba, um dos mais antigos entre as manifestações da cultura popular maranhense. 

A festa recebeu apoio para instalação da estrutura de palco, som, iluminação, banheiros químicos, parceria com os bombeiros civis e contratação de atrações culturais.

Para o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, o festival já faz parte do calendário cultural. “É um evento que valoriza a tradição e envolve a comunidade numa festa de grande integração e visibilidade da expressão cultural”, destacou. 

O organizador do Festival, Basílio Durans, disse que espera continuar realizando o festival ainda por muito tempo. “Desde a época que participava do Boi da Fé em Deus que passei a gostar do sotaque de zabumba, e foi assim que nasceu o primeiro Festival, é uma festa bonita que não só reúne, mas fortalece os grupos e o sotaque”, afirmou Basílio.

Este ano o Festival homenageia o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Marcírio Costa Rodrigues, do Bumba Meu Boi Novo Capricho, da Vila Embratel.

Fonte: O Imparcial

Nosso grupo no Whatsapp
Relacionadas

Categorias:  

Cultura
São Luís