topo
Governo confirma o primeiro caso do novo coronavírus no Maranhão Governo confirma o primeiro caso do novo coronavírus no Maranhão
Informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (20). O paciente é um homem que recentemente esteve em viagem à São Paulo.
Por Redação | 20/03/2020 - 23h34
Compartilhar no Whatsap

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus (Covid-19) no Maranhão nesta sexta-feira (20/03). A informação também foi divulgada pelo governador do estado, Flávio Dino, por meio de uma rede social.

De acordo com a SES, o paciente é um homem idoso que retornou de viagem à São Paulo, não apresenta sintomas graves da Covid-19 e está em isolamento domiciliar. A Vigilância Sanitária Estadual foi acionada e está tomando todas as medidas de precaução.

O governador Flávio Dino informou que nesse sábado (21/03) serão anunciadas outras medidas que serão tomadas pelo governo do Estado.

Centro de Testagem do Maranhão

Pessoas que estejam com sintomas que são febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 devem procurar o Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante em São Luís.

O laboratório está recebendo a coleta de material para a realização de exames laboratoriais para COVID-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Fonte: G1 Maranhão