topo
22% dos eleitores deixam de votar no 1º turno das eleições no Maranhão 22% dos eleitores deixam de votar no 1º turno das eleições no Maranhão
Ao todo, 1.118.518 eleitores maranhenses não foram às urnas no último domingo (2). Mesmo que não tenham comparecido ou justificado a ausência, os eleitores faltosos ainda poderão votar no 2º turno.
Por Redação | 04/10/2022 - 21h41
Compartilhar no Whatsap

O Maranhão teve uma abstenção de 22% no 1º turno das eleições 2022. Ao todo, 1.118.518 eleitores maranhenses não foram às urnas no último domingo (02/10), mas mesmo que não tenham comparecido ou justificado sua ausência, os eleitores ainda têm direito de votar no 2º turno, marcado para 30 de outubro.

Os eleitores que não compareceram às urnas podem justificar até 1º de dezembro, já que no Brasil, o voto é obrigatório. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo E-Título ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Um formulário de Justificativa Eleitoral deve ser preenchido e apresentado à autoridade eleitoral. O juiz Douglas de Melo Martins explica que, caso o eleitor não tenha comparecido ao domicílio eleitoral devido a uma viagem ao exterior, o prazo para justificar é até 30 dias após o retorno ao país.

"Nem que ela não tenha nenhuma justificativa ou justificado ainda, ela tem o direito de votar no 2º turno, são duas eleições diferentes, ele tem o direito de votar. Então é muito importante porque nós queremos uma ampla participação da população no processo eleitoral, em um momento relevante da democracia. E se a pessoa, mesmo por um motivo não razoável, não teria votado no 1º turno, pode comparecer, pode votar", disse.

Em todo o Estado, o 1º turno das eleições foram marcados por filas que se transformaram em horas de espera por parte dos eleitores nas sessões. O Maranhão tem 5.854 locais de votação, para receber os mais de 5.042.999 de eleitores.

A disputa para o governo do Maranhão foi resolvida no 1º turno. Carlos Brandão (PSB) foi reeleito com 51,29% dos votos válidos, mas a disputa presidencial vai fazer com que os eleitores maranhenses tenham que ir votar no 2º turno.

 
Fonte: G1 Maranhão