topo
Sobe para 65 o número de municípios em situação de emergência por conta das chuvas, no Maranhão
Até o momento, seis mortes foram confirmadas e das 38.476 famílias afetadas, 8.099 estão desabrigadas e desalojadas.
Por Werbete | 11/04/2023 - 21h42
Compartilhar no Whatsap

Por causa das fortes chuvas que atingem o Maranhão, 65 municípios do estado já decretaram situação de emergência. Até o momento, seis mortes foram confirmadas e das 38.476 famílias afetadas, 8.099 estão desabrigadas e desalojadas.

Também por conta dos temporais, a cidade de Buriticupu, a 413 km de São Luís, decretou estado de calamidade pública. Já o município de Alto Alegre do Pindaré, a 307 km da capital, está isolado por rodovia, porém, a mineradora Vale, atendendo solicitação do Governo do Estado, disponibilizou um trem para transporte de carga e passageiros, entre o município e a cidade de Santa Inês.

A Defesa Civil informou que segue monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso. Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), os restaurantes populares dos municípios atingidos vão ampliar a oferta de refeições no modelo híbrido (distribuição de quentinhas). Até o momento, 200 mil refeições foram entregues.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Sedes estão realizando operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 34.400 cestas básicas; 34 mil litros de água e 3.450 colchões foram entregues.